Para melhorar a vida dos eleitores no pleito de 2020 e, principalmente, evitar aglomerações nos locais de votação, a Justiça Eleitoral desenvolveu no aplicativo e-Título, que pode ser baixado e utilizado em qualquer smartphone, a função "Justificativa Eleitoral". Desta forma, os cidadãos poderão justificar sua ausência sem sair de casa, quando estiveram fora do seu domicílio eleitoral.
Portanto, de acordo com as orientações do órgão, quem estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia do 1º ou do 2ª turno da eleição deverá justificar a sua ausência preferencialmente pelo aplicativo. A recomendação é evitar comparecer a uma seção eleitoral para justificativa.
Excepcionalmente, o eleitor que não tiver acesso a smartphone e internet poderá justificar o voto em qualquer seção do município no qual estiver.
Comoção marca despedida de servidora vítima de feminicídio em Júlio de Castilhos
DIFERENÇA
Diferentemente de outros anos, não haverá mesas receptoras de justificativas no 1º e 2ª turno. Além disso, a Justiça Eleitoral orienta para a não instalação de postos de coleta de justificativas nos locais de votação. As alterações e recomendações se devem às medidas sanitárias necessárias durante a pandemia de coronavírus.
Quem estiver dentro do domicílio eleitoral mas, por algum motivo, não puder votar, precisa justificar após as eleições no Cartório Eleitoral, pagando a multa ou levando comprovantes, de que estava fora do país ou atestado médico, por exemplo.
Colégio Militar de Santa Maria cancela retomada das aulas na próxima semana
CANDIDATURAS
Até ontem à tarde, 35 candidaturas para vereador, uma para prefeito e uma para vice-prefeito foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Santa Maria. O registro pode ser feito até 26 de setembro. Nas eleições de 2016, a cidade deve 223 candidaturas para vereador e oito para prefeito e vice deferidas.
*Colaborou Rafael Favero